quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Inter: do nada para lugar algum

O Inter faz uma temporada confusa, indo na direção da opinião dos seus comandantes que varia tanto quanto a direção do vento. O comando técnico pertence a Dunga, perfil trabalhador, sério, focado e extremamente detalhista, não admite opiniões externas no seu trabalho. No cargo de diretor remunerado está Newton Drumonnd, o Chumbinho, veio para auxiliar a direção no contato com a  comissão técnica, foi expelido do vestiário e atualmente paira no clube meio sem função no futebol. Marcelo Medeiros e Luis César Souto de Moura tentam dirigir o futebol, mas ainda não tem a experiência necessária para conseguir fazer com que Dunga os ouça, quando necessário e ainda conseguem por vezes dar declarações que mostram a inexperiência que possuem. O presidente Giovanni Luigi está isolado, pois sua reeleição foi marcada pela polêmica de não ter permitido aos sócios torcedores opinarem, então corretamente tem sido escanteado para voltar a aparecer no final do ano na reinauguração do Beira Rio ficando com uma imagem vencedora ao final do ano.
O time também está perdido, estamos chegando ao final do nono mês do ano e ninguém ousa dizer qual a escalação titular do Inter, no gol quem dos irmãos Becker é o dono da posição? qual a zaga que deve ganhar sequência para dar confiança aos torcedores? Os laterais são de confiança e tem substitutos? qual a formação e quem são os titulares do meio campo? No ataque que a situação é um pouco mais definida pois pelo menos neste setor quem entra vem dando conta do recado, mas mesmo assim se discute quem é o parceiro de Leandro Damião.
A falta de um local para chamar de casa é a principal desculpa para a oscilação de rendimento da equipe. O Atlético-PR também deveria estar sofrendo do mesmo mal, mas não. Encontrou uma equipe ideal, pediu o Durival de Brito emprestado ao Paraná Clube e faz uma campanha excelente se comparado a nominata de jogadores do Inter. A diferença básica: com o bom desempenho do time a torcida passou a ir ao estádio e criar o clima de casa mesmo longe da Arena da Baixada. O Inter buscou isso em Caxias, ainda busca em Novo Hamburgo e não encontrará sem a parceria da equipe que precisa engatar uma sequência de bons resultados. O time que começou o ano sem casa não vai a lugar nenhum este ano.

Time e estádio ficam para 2014

Grêmio empata com o Santos na Arena

Como duas rodadas fazem diferença neste equilibrado Campeonato Brasileiro de 2013. Antes de perder para o Atlético-MG e empatar com o Santos, o tricolor gaúcho mirava o líder Cruzeiro, principalmente com a sequência de dois jogos em casa. Pois parece que os jogadores acreditaram que a equipe tinha realmente condições de brigar pelo título e entraram na "zona de conforto". O Galo e o Santos que nada tinham a ver e brigam, por motivos diferentes para distanciar-se da zona de rebaixamento, aproveitaram a "tranquilidade" que se abateu sobre o grupo do técnico Renato e surrupiaram cinco pontos dos seis que os gremistas planejavam conquistar. O resultado prático é que jogadores passaram a ser vaiados, pela passividade que o torcedor flagrou dentro de casa e agora viajam para enfrentar Vitória e São Paulo pressionados pela iminente saída do grupo dos quatro que obtém classificação à Libertadores 2014.
O esquema com três zagueiros e três volantes começa a ser estudado e anulado pelos adversários, hora de treinar, não sei quando, uma variação deste esquema para ter algum plano B na manga. Nos dois jogos dentro de casa, o Grêmio foi dominado pelos adversários, que propuseram o jogo, ao contrário do que esperam os torcedores que vão ao estádio para ver seu time agredir o adversário em busca da vitória. O grêmio terá de reinventar-se sem tempo e com poucas peças para isso. Mais uma oportunidade para Renato mostrar que entende mais do que se supõe da parte tática do futebol.

Mais um desafio a criatividade tática de Portaluppi

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Barcos recuperado e reforço a caminho

A quinta-feira foi de treino técnico-tático no Grêmio. O técnico Renato Portaluppi busca a definição da equipe que enfrenta o Criciúma no sábado. Como não poderá contar com Adriano, suspenso e Souza lesionado, as atenções estão voltadas para a formação do meio campo tricolor. No trabalho de hoje a formação teve uma surpresa. Com a liberação de Riveros pelo BID, e os desfalques, se esperava que o paraguaio ingressasse diretamente na equipe principal, mas o escolhido, pelo menos no treino de hoje foi Ramiro. O jovem jogador que veio do Juventude no início do ano e que pela baixa estatura não vinha recebendo chances pode começar o jogo sábado, formando o meio campo com Matheus Biteco pelo lado direito  e os dois titulares do setor: Zé Roberto e Elano.
O não aproveitamento de Riveros passa diretamente pelo número de estrangeiros no grupo. Com a recuperação do centroavante Barcos, o clube passa a ter dois estrangeiros na equipe e a opção seria entre o paraguaio e Maxí Rodriguez para o banco de suplentes. Amanhã no último treino antes da viagem, a definição deve acontecer.


O zagueiro Rhodolfo já é reforço gremista. A direção já confirma a contratação e o jogador deve desembarcar um Porto Alegre amanhã. O contrato com o Grêmio é de um ano, com opção de mais seis meses. A dúvida é se a chegada dele implica na saída de algum dos jogadores que hoje compõe a zaga titular. Bressan e Werley receberam sondagens da Europa e como o clube teve balanço financeiro negativo há necessidade de vender algum atleta.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Lembra dele? Douglas Silva ex Grêmio

Mais um dos vários meias que surgiram como promessas na Dupla Grenal e acabaram não confirmando pelos mais diversos motivos. Douglas Silva Delfino, hoje com 30 anos era uma daqueles meias movediços. Flutuava pelos gramado distribuindo a bola e criando oportunidades. Em 2002 recebeu a tão sonhada chance entre os profissionais. mas quis o destino que Douglas chegasse ao time principal em uma fase complicada, e depois de dois anos tentando firmar-se acabou dispensado pelo clube no início de 2004, após um Campeonato Brasileiro em que o time livrou-se do rebaixamento nas últimas rodadas. no ano seguinte não conseguiria se livrar, mas Douglas não estaria mais no grupo para ajudar, emprestado ao Joinville, destacou-se no clube catarinense voltando ao Grêmio para jogar a Segunda Divisão em 2005. Permaneceu no grupo de jogadores até o final do ano, mas não foi muito aproveitado, ficando de fora da épica Batalha dos Aflitos, acabou o ano dispensado. Em 2006 atuou pelo São José onde destacou-se no Gauchão e ao final do ano foi contratado pelo Coritiba onde jogou por três temporadas. Em 2010 começou a rodar o nordeste, jogou no Ceará naquele ano, no América de Natal no segundo semestre. Em 2011 retornou ao Ceará saindo ao final do ano para retornar ao Rio Grande do Sul. Jogou em 2012 pelo Pelotas e em 2013 a Divisão de Acesso pelo Guarani de Camaquã, clube que acabou rebaixado.


Lembra dele? Saraiva ex-Inter

No ano de 2001 um jovem meia chamava a atenção no Inter. Roberto Saraiva Fagundes destacava-se pelas atuações na base. rapidamente guindado ao grupo profissional ele sentiu o peso de entrar no time como esperança de mudança no panorama da famosa gangorra do futebol gaúcho. o grêmio vinha de muitas conquistas e o Inter vivia uma década de dificuldades. Saraiva não conseguiu firmar-se e acabou dispensado no final de 2004. Passou ainda pelo Grêmio na campanha da Série B de 2005 e no mesmo ano pelo Flamengo. Atuou uma temporada na Arábia Saudita, voltando para atuar em 2007 no CRB de Alagoas. Voltou ao exterior para três anos na Dinamarca. No ano de 2011 voltou ao Brasil. jogou o Gauchão pelo Porto Alegre, iniciou o Brasileiro da Série B pelo Grêmio Barueri, encerrando o ano na Segundona Gaúcha atuando pelo Aimoré. Em 2012 voltou a Europa, atuou no futebol de Malta no primeiro semestre e retornou para a Segundona Gaúcha, desta vez pelo Riopardense. Este ano ajudou o São Paulo de Rio Grande a conquistar o primeiro turno da Divisão de Acesso e consequentemente a vaga no Gauchão de 2014.


Inter: Entre a Copa do Brasil e a expectativa por reforços

As atenções no lado vermelho do estado estão divididas. Dentro de campo, após a excelente vitória no final de semana, o grupo permaneceu no Rio de Janeiro até hoje, preparando-se para o jogo de amanhã pela Copa do Brasil. Depois de vencer o jogo de ida por 3x1 o colorado joga no Independência por um empate ou até derrota por um gol de diferença.
O técnico Dunga manterá o mistério sobre a equipe que entra em campo. Williams e Airton voltam a ficar a disposição, mas Josimar e Fabrício, este improvisado, deram boa resposta e podem permanecer na equipe. O restante deve ser o time que bateu o Fluminense com a manutenção de Jorge Henrique em função de meia.

Alex aguarda propostas no Al Gharafa
Fora de campo é que o dia foi mais movimentado. O diretor de futebol Luis César Souto de Moura, que na semana passada havia anunciado que estava prestes a acertar-se com Saviola e Nilmar voltou atrás. O Al Rayan do Catar não aceitou nenhuma das duas propostas de compra que o Inter fez para ter Nilmar. Através de página oficial em uma rede social o clube confirmou que não vai negociar o atacante. Já o argentino, que recentemente teve terminado seu vínculo com o Málaga da Espanha, está no mercado e deve anunciar seu destino até o final de semana. O Inter teme a concorrência de uma clube chinês que poderia seduzir o atacante revelado pelo River Plate com altos salários. Para a meia ganhou força o nome de Alex. O jogador campeão da Libertadores e do Mundial pelo inter em 2006 está no Al Gharafa e não está em boa fase, o clube aceita negociá-lo. A janela de transferências fecha no sábado e o nome de Júlio Baptista voltou a pauta. o jogador está fazendo a pré-temporada do Málaga, clube com o qual tem mais um ano de contrato.

Meio campo é a preocupação de Renato para jogo contra o Criciúma

Com mais uma semana cheia de trabalho o técnico Renato Portaluppi aproveita para conseguir passar aos jogadores a forma como quer a equipe se portando em campo. Renato teve pouco tempo antes da estreia contra o Atlético-PR e a equipe ainda mostrou a mesma desenvoltura que tinha com Vanderlei Luxemburgo. Já no jogo contra o Botafogo, o losango, nova formação do meio já ficou mais visível com Adriano a frente da defesa, Souza pela direita e Zé Roberto pela esquerda, com Elano completando a figura.
Para o próximo sábado, em Criciúma, a expectativa é que a equipe siga em uma curva ascendente de produção, porém o técnico passa a ter problemas. Adriano está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e é desfalque certo. Souza tem dores no púbis, ficando de fora por 15 dias. Cristian Riveros seria uma opção, porém seu nome segue sem aparecer no Boletim Informativo diário da CBF. Restam o jovem Mateus Biteco para a primeira função, Ramiro tem poucas chances uma vez que pela baixa estatura não é o preferido do técnico. Na vaga de Souza, o favorito é Marco Antônio, principalmente se Riveros não aparecer no BID até sexta-feira, outra opção seria trazer Elano para a função com Maxi Rodriguez ingressando na equipe.
Hoje pela manhã o grupo não treinou no gramado. Apenas uma atividade física na academia aconteceu. A tarde os jogadores calçaram suas chuteiras para treinos físicos e técnicos. Os jogadores fizeram intensa atividade física e na sequência treinaram arremates. Souza e Barcos, em tratamento de lesões permaneceram no departamento médico, assim como Kleber que gripado foi poupado. o atacante no entanto não preocupa para a partida de sábado e caso o centroavante titular não possa jogar ele será novamente o substituto.


Fora de campo o clube segue em tratativas para contar com o zagueiro Rhodolfo. O São Paulo não relacionou  o jogador para a final da Recopa Sulamericana que acontece amanhã a noite contra o Corinthians. O diretor executivo Rui Costa admitiu que o clube propôs ao tricolor paulista o empréstimo do jogador. Nos próximos dias o jogador deverá ser contratado. O meia Zé Roberto pode ser denunciado pelo STJD em função de lance na partida contra o Botafogo. O lateral Lucas acabou com uma fratura no tornozelo após uma entrada do meia gremista que não foi advertido com cartão pelo árbitro paulista Paulo César de Oliveira. Já o zagueiro Werley admitiu em entrevista coletiva que recebeu sondagem da Europa, mas garante que permanece e segue focado no Campeonato Brasileiro.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Rhodolfo pode chegar e Bressan pode ser vendido

O Grêmio está próximo de anunciar mais um reforço para a sequência da Campeonato Brasileiro. O zagueiro Rhodolfo, que começou carreira no Atlético-PR e atua desde 2011 no São Paulo pode ser anunciado ainda hoje. Segundo o jornal O Globo a negociação já foi fechada. Mas a direção do Grêmio afirma o contrário. O diretor executivo Rui Costa negou o acerto, mas confirmou o interesse no jogador. No último final de semana o atleta ficou de fora da relação de concentrados para o jogo com o Vitória, fato que aumentou a possibilidade do jogador defender o Grêmio.



Se por um lado, Rhodolfo pode chegar, um titular pode deixar o grupo gremista. Durante o período de recesso do Brasileirão para a Copa das Confederações, o zagueiro Bressan esteve na Itália para  regularizar sua documentação como jogador comunitário. Informações daquele país dão conta de que a Juventus de Turim poderá nos próximos dias fazer uma proposta para contratar o jogador.

Inter busca reforços na última semana da janela

No próximo sábado encerra a janela de transferência para entrada de jogadores que estejam atuando no exterior. O Inter segue em busca de reforços e segundo a direção do clube, o argentino Saviola e o atacante Nilmar podem desembarcar em Porto Alegre nos próximos dias. Júlio Baptista seria uma segunda opção, mas não descartada pela direção colorada.
Na semana passada o diretor de futebol Luis César Souto de Moura divulgou, através de sua conta em uma rede social, que o Inter estava com negociações bem encaminhadas com os dois atacantes. Segundo o dirigente a ação foi decidida em conversa com o presidente Giovanni Luigi e com o colega de direção de futebol Marcelo Feijó como forma de responder as críticas que vinha recebendo por não reforçar o grupo colorado.

Outro jogador lançado pelo River Plate poderia reforçar o colorado
Com Saviola o Inter parece estar acertado, o argentino esteve no final de semana no jogo de despedida de Ariel Ortega e declarou que vai se reunir com a família para decidir seu futuro. Com este jogador não há pressa em divulgar o acerto, uma vez que como está sem contrato, não depende da janela de transferência. Outros clubes da Europa também manifestaram interesse no atleta.

Nilmar é ídolo no Catar, colorado precisará gastar muito para o retorno do jogador
Com Nilmar a situação é mais complicada. O jogador fez boa temporada no Catar e como sua chegada ao Al Rayan exigiu alto investimento na compra junto ao Villareal, o colorado terá que investir alto na sua contratação. A primeira proposta de 5 milhões de euros foi negada. O Inter tenta agora fazer com que o jogador interceda junto a direção do Al Rayan para pressionar pela sua venda.
Da Europa vem a informação de que o Napoli poderia investir forte na contratação de Leandro Damião. Os italianos perderam seu centroavante. O uruguaio Cavani se acertou com o PSG da França e recheou os cofres napolitanos com mais de 50 milhões de euros. Metade desta quantia pode ser investida na ida do brasileiro para Nápoles. Se Leandro Damião for vendido, o Inter poderia reforçar a proposta por Nilmar e contratar também o argentino Savíola.

Lembra dele? Bruno (Soneca) ex-Grêmio

Início dos anos 2000, o Grêmio perdia sua jóia mais valiosa de uma maneira polêmica. Ronaldinho deixava o clube e um garoto surgido na categoria de base era tido como o sucessor do habilidoso meia. Bruno Ferraz das Neves, hoje com 29 anos, não suportou o peso de carregar este fardo. Foi o primeiro jogador a vestir a camisa dez do Grêmio pós Ronaldinho.
O jogador sempre foi um meia clássico, cadenciava o meio campo e fazia a bola girar com qualidade no passe. Porém no time profissional não conseguiu repetir o sucesso da base quando foi convocado diversas vezes para a seleção brasileira. O torcedor acostumado a ver Ronaldinho não teve paciência com Bruno e logo o rotulou como "Soneca" devido a suposta lentidão com que jogava.
Bruno permaneceu no Olímpico até 2005, depois passou sem sucesso por Fluminense e Cruzeiro. Começou a rodar por clubes de menor expressão como o Santa Cruz-RS, Joinville e Metropolitano-SC, Noroeste-SP. Em 2011 esteve atuando no Consadole Sapporo no Japão, voltou ao Brasil em 2012 para atuar no Guarani-SP e em 2013 jogou o Campeonato Paranaense da Série B pelo Roma de Apucarana, onde reencontrou outro jogador da sua época de Grêmio, o zagueiro Tiago Prado.

Bruno com a camisa 7 do Roma, clube que defendeu este ano

Lembra dele? Chiquinho ex-Inter

Lateral esquerdo, que surgiu no início dos anos 2000 no Inter, Paulo Francisco da Silva Paz, hoje com 30 anos foi uma grande promessa colorada. O jogador foi um dos destaques da fase em que o Inter interrompeu o período de grandes conquistas do Grêmio e assumiu a hegemonia da futebol gaúcho na primeira década do século 21. Depois de alguns problemas de relacionamento dentro do clube, com treinadores e direção. Além de uma séria doença que o afastou do gramado por mais de um ano, Chiquinho cumpriu seu contrato com o Inter até 2009, sendo emprestado neste período para Palmeiras, Goiás, Fortaleza e Joinville. Após sua saída do Beira Rio teve uma má temporada no Joinville e acabou dispensado pelo clube, ficando um período inativo até receber proposta do River Plate do Uruguai onde atuou no segundo semestre de 2010. A mudança na sua carreira aconteceria no gauchão de 2011. Contratado pelo São José, fez excelente campeonato atuando na meia. Sob o comando de Itamar Schulle, o zequinha só foi eliminado pelo Caxias em uma semi-final de primeiro turno que teve como destaque o goleiro do Caxias.

http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/campeonato-gaucho/noticia/2011/02/andre-sangalii-brilha-nos-penaltis-e-caxias-esta-na-final-contra-o-gremio.html

Depois deste campeonato Chiquinho chegou a acertar-se com o Brasil-PE para jogar a Série C do Campeonato Brasileiro, mas antes mesmo da estreia recebeu uma proposta do Vitória-BA para jogar a Série B do Brasileirão. Acabou pouco utilizado na campanha e os baianos quase obtendo o acesso a primeira divisão. No início de 2012 acertou sua transferência para o Paulista de Jundiaí onde permaneceu até o final do estadual deste ano.

Mudança na camisa e na atitude

O chileno Eduardo Vargas foi o destaque na vitória gremista por 2x1 contra o Botafogo no primeiro jogo do Grêmio domingo a tarde em seu novo estádio. A mudança começou no anúncio da equipe. Vargas que vinha atuando com a camisa 8 mudou para a 17, ninguém explicou a alteração. A expectativa pela estreia de Renato levou cerca de 30 mil torcedores que tiveram a retribuição da equipe. Aos 12 minutos Alex Telles cruzou da esquerda e Vargas acertou chute de primeira vencendo o goleiro Jéferson que fazia sua partida de número 300 pelo alvi-negro carioca. Mas o Botafogo que já havia assustado antes do gol gremista seguiu dominando as ações da partida e comandados pelo holandês Clarence Seedorf dava trabalho a defesa tricolor. Aos 19 minutos o meia recebeu bola, livrou-se de dois marcadores e acertou lindo arremate no ângulo esquerdo de Dida, igualando o marcador. A partida seguiu equilibrada, o Grêmio, empurrado pela torcida criava chances de gol. O Botafogo mais organizado em campo conseguia levar perigo a Dida. Aos 34 minutos, o lance polêmico da partida. Em bola alçada na área carioca, Vargas se aproveitou da defesa que pedia impedimento de Kléber, e arrematou de primeira forte, marcando seu segundo gol. Depois de momentos de contestação dos jogadores do Botafogo, o árbitro Paulo César de Oliveira confirmou o gol. Os cariocas reclamaram muito, pois o auxiliar, de forma precipitada, segundo o próprio admitiu, levantou a bandeira quando a bola foi em direção a Kléber que não participou efetivamente da jogada.
No segundo tempo o Botafogo dominou as ações da partida e principalmente nos 10 minutos finais criou chances de empatar. Mas a defesa conseguiu segurar a vitória na estreia do técnico Renato Portaluppi na Arena. O tricolor gaúcho joga pela oitava rodada no próximo sábado em Criciúma contra a equipe catarinense no Heribelto Hulse.

A nova camisa deu sorte ao chileno

Vitória com a cara do treinador

O Internacional contou com a inspiração da dupla Dunga e Forlán e as falhas da defesa do Fluminense para conquistar vitória contra o Fluminense, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante uruguaio brilhou na primeira etapa da partida disputada em Macaé, com direito a uma assistência para D'Alessandro e dois gols – um deles foi olímpico. O Inter com a vitória fora de casa chega a 12 ponto e ingressa no G4.
O Fluminense, que costuma jogar bem e vencer em Macaé, começou a partida se impondo, até os 19 minutos de jogo quando D´Alessandro puxou um contra-ataque. O meia argentino lançou o camisa sete na ponta esquerda e correu pelo meio para já dentro da área receber lançamento e bater de primeira com a perna direita. O chute forte cruzado não deu chances de defesa a Diego Cavalieri. O Fluminense sentiu o gol colorado e passou a errar em profusão. Aos 33 minutos falha dupla da defesa carioca, que culminou com Digão tentando recuar a bola para seu goleiro e presenteando o artilheiro colorado na temporada. Frente ao gol, Diego Forlán desviou do goleiro e ampliou a vantagem do Inter. Logo na sequência porém , o Fluminense deu esperanças de reação a sua torcida. Em bola parada Rafael Sóbis cruzou e Carlinhos desviou de cabeça para marcar seu segundo gol no campeonato. A reação porém não se confirmou e Diego Forlán brilhou novamente. Em cobrança de escanteio na ponta esquerda o uruguaio conseguiu marcar, contando com falha de Diego Cavalieri. No intervalo Abel Braga não poupou seu sistema defensivo fazendo duras críticas a Digão e Cavalieri. O segundo tempo foi tricolor, logo no início aos 7 minutos Fred descontou, depois de confusão na área colorada. Com substituições, Dunga corrigiu a postura da sua equipe e conseguiu conter o ímpeto dos adversários, que até tiveram chances, mas não conseguiram empatar. Na oitava rodada o Inter jogará com o Flamengo, possivelmente ainda em Caxias no Centenário. A previsão do tempo é de muito frio no próximo final de semana, o que deve dar um toque especial ao confronto.

Os gringos comandaram a vitória colorada



segunda-feira, 10 de junho de 2013

Grêmio sofre novamente com atuação de Ronaldinho e volta de Belo Horizonte com derrota por 2x0

Mais um encontro entre Ronaldinho e Grêmio. O palco foi a Arena do Jacaré em Sete Lagoas, mesmo estádio que em pouco mais de 24 horas antes, recebeu o jogo entre Cruzeiro x Inter. No primeiro tempo houve equilíbrio. O Galo tentava, mas não levava perigo ao gol de Dida. O Grêmio se defendia bem, mas não levou perigo ao gol de Victor. O empate sem gols foi justo e pelo panorama tudo levava a crer que seria assim até o final. Veio o segundo tempo e o tempo passava lentamente, até que Alecsandro entrou em cena. Lance na área gremista e Dida saiu aos pés do centroavante atleticano, que em velocidade já dobrava os joelhos antes de qualquer contato, houve o contato que embora pareceu leve para muitos, inclusive para o árbitro em um primeiro momento, foi suficiente para que o árbitro que fica atrás do gol gremista assinalasse pênalti. Ronaldinho pegou a bola e fez com que mais do que nunca o torcedor gremista torcesse por um defesa de Dida. O camisa dez do Galo bateu forte no canto esquerdo e Dida pulou certo mas não chegou perto.


O gol mudou o panorama e fez com o que o Grêmio tivesse de sair para o jogo. Luxemburgo tirou um volante e colocou Guilherme Biteco, trazendo Zé Roberto para dar mais qualidade a saída de bola. Tudo deu certo, mas o Grêmio foi incapaz de empatar, perdendo oportunidades. O castigo veio nos acréscimos, Neto Berola puxou contra-ataque em velocidade e quando driblava o último defensor escorregou. A bola se ofereceu para Ronaldinho que deslocou Dida e comemorou o segundo gol em sua partida de número 50 com a camisa do Atlético-MG.

ATLÉTICO 2 x 0 GRÊMIO
Campeonato Brasileiro – 2ª rodada
Data: 09/06/2013
Estádio: Arena do Jacaré
Cidade: Sete Lagoas (MG)
Gols: Ronaldinho (59’) (92’)
Público pagante: 5.753
Renda: R$ 205.290,00
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Cartões amarelos: Diego Tardelli, Leonardo Silva, Ronaldinho (Atlético); Pará, Dida, Bressan (Grêmio)

Atlético: Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Diego Tardelli (Neto Berola) e Ronaldinho; Luan (Júnior César) e Alecsandro (Josué). Técnico: Cuca.

Grêmio: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano (Guilherme Biteco), Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber (Wellington) e Barcos (Lucas Coelho). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Inter empata com o Cruzeiro e pausa para Copa das Confederações será com aproveitamento abaixo do esperado

Foi um bom jogo para cerca de 15 mil torcedores que estiveram na Arena do Jacaré em Sete Lagoas. As duas equipes com pretensões de terminar a primeira parte do Campeonato Brasileiro próximas da liderança e do G4. O primeiro tempo foi colorado, mais dispostos os colorados criaram diversas oportunidades de marcar e acabaram abrindo o marcador aos 23min com Otavinho, jogador que mais dificuldades levava a defesa cruzeirista. Depois de tabela com Fred o atacante recebeu na meia direita e dentro da área bateu no canto contrário tirando do goleiro Fábio. mesmo tendo chances de ampliar e jogando melhor que o time da casa, o Inter acabou sofrendo o empate. Eram 37min quando Élber tabelou com Anselmo Ramon e na saída de Muriel, empatou o jogo, placar da primeira etapa.



Veio o segundo tempo e o intervalo foi melhor para a Raposa. Dominou a partida e criou algumas chances de marcar. Em um escanteio Rafael Moura colocou a mão na bola dentro da área colorada. Pênalti que o meia Éverton Ribeiro converteu deixando o Cruzeiro na frente. O Inter perdia jogadores por lesão e o Cruzeiro parecia estar tomando as rédeas da partida, mas em um lance isolado, Gabriel apanhou um rebote de fora da área e chutou forte no canto direito baixo, sem chances para Fábio. Depois do empate ambas as equipes tiveram chances mas ninguém alterou o placar. Final de jogo e os técnicos tiveram de explicar a campanha antes da pausa para a Copa das Confederações longe das primeiras posições.

Cruzeiro (2): Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Dedé, Egídio; Leandro Guerreiro, Nílton, Éverton Ribeiro e Diego Souza; Dagoberto (Élber, depois Luan) e Anselmo Ramon (Ricardo Goulart). Técnico: Marcelo Oliveira

Internacional (2): Muriel; Gabriel, Juan (Ronaldo Alves, no intervalo), Índio (Josimar, aos 14 minutos do segundo tempo) e Fabrício; Airton, Willians, Fred e D’Alessandro; Otávio Rafael Moura (Cassiano, aos 26 minutos do segundo tempo). Técnico: Dunga

Gols: Otávio (I), aos 23 minutos do primeiro tempo, Gabriel (I) aos 28 minutos do segundo tempo; Élber (C), aos 37 minutos do primeiro tempo, Éverton Ribeiro (C), aos 17 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Airton (I), Fabrício (I), Rafael Moura (I), Willians; Luan (C), Leandro Guerreiro (C) Expulsão: Ricardo Goulart.

Arbitragem: Guilherme Ceretta de Lima, Anderson José de Moraes Coelho e Herman Brumel Vani. (trio de SP).

Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas-MG.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Grêmio planeja terminar primeira parte do Campeonato na liderança

Depois da vitória da última quarta-feira a possível crise que se avizinhava a casa tricolor foi afastada. A mudança na equipe com a entrada de Guilherme Biteco deu certo, deu mais movimentação e a equipe conseguiu a vitória com desempenho considerado satisfatório. O próximo passo agora é enfrentar o Atlético-MG, único brasileiro que permanece na Libertadores, mas que no Brasileiro está nas últimas colocações. a partida acontece no domingo em Belo Horizonte. Como o Coritiba, líder isolado tem um ponto a mais, o tricolor com duas vitórias, já que joga contra o São Paulo na próxima quarta na Arena, encerra a primeira parte do Brasileiro como líder. A combinação dos resultados pode dar a primeira posição com 4 pontos, mas no início da próxima semana o clube saberá se ainda terá esta possibilidade.


O técnico Vanderlei Luxemburgo comanda amanhã de manhã o último treino antes do embarque para Minas Gerais. Para o jogo de domingo Elano, autor do gol da vitória na quarta deve voltar ao time titular. A provável equipe deve ser: Dida; Pará, Bressan, Werley e Alex Telles; Adriano, Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e Barcos.

Dunga realiza treino forte e mantém equipe para jogo contra o Cruzeiro

Na manhã de hoje a equipe colorada treinou novamente no CT do Palmeiras em São Paulo. O técnico Dunga treinou jogadas de bola parada, principalmente na bola aérea, e jogadas de posse de bola. A grande variação foi o posicionamento de D´Alessandro que ficou mais centralizado, o meia vinha atuando mais pelo lado direito e em busca de mais facilidade e proximidade com o ataque teve seu posicionamento alterado pelo treinador. Ainda hoje o grupo chega a Belo Horizonte onde fica concentrado para jogar amanhã contra o Cruzeiro em Sete Lagoas na Arena do Jacaré.


A provável escalação colorada: Muriel; Gabriel, Índio, Juan e Fabrício; Airton, Willians, Otávio, Fred e D'Alessandro; Rafael Moura.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Aos poucos a remodelação vai acontecendo no Grêmio

A ordem veio logo depois da eliminação na Libertadores. Seria necessário readequar o grupo de jogadores e a folha de pagamento, pois o investimento feito para a competição sulamericana não permaneceria para o brasileiro. O técnico Vanderlei Luxemburgo começou então a planejar com quais jogadores gostaria de contar e quais não fariam parte dos planos. O primeiro foi André Santos, lateral que chegou do Arsenal como grande contratação, mas não aprovou. Como tem contrato até o final de junho, e custo alto de contratação e salários será devolvido ao clube inglês. O meia argentino Facundo Bertoglio também foi devolvido, este ao Dínamo de Kiev da Ucrânia. Bertoglio agradou a torcida, mas vítima de muitas lesões não conseguiu formar-se no grupo de jogadores. Como vem de dois empréstimos, para permanecer, p clube teria que adquirir seus direitos federativos, considerados caros. O zagueiro Douglas Grolli já havia sido emprestado ao São Caetano, mesmo estando inscrito na Libertadores. E segue a reformulação Anderson Pico depois de um bom período treinando em separado, acertou sua liberação e foi para a Chapecoense. O lateral Tony foi emprestado para o Criciúma. O meia Wangler deve ser emprestado ao Caxias para ganhar ritmo de jogo e o zagueiro Gérson deve ser o próximo da lista. jogador com passagens pelas seleções de base, precisa jogar para ganhar experiência.

Wendell ainda nos tempos de Paraná, foi sondado por outros clubes
Mas não é só de saídas que vive o Grêmio. Chega hoje a Porto Alegre o lateral esquerdo Wendell, escolhido o melhor do Campeonato Paranaense de 2013. O jogador chega por empréstimo até o final do ano e mesmo com a pouca idade, completa 20 anos em Julho, vem para a equipe principal. Outra chegada esta ainda não oficial, mas praticamente acertada é a do paraguaio Cristian Riveros, volante de 30 anos que estava no Kayserispor da Turquia. O jogador está concentrado com a seleção paraguaia, mas a imprensa paraguaia já dá como certa a chegada dele a Porto Alegre. Ele deve ser o substituto de Fernando que recebeu proposta do Shakhtar Donetsk da Ucrânia. O clube gaúcho deu prioridade na contratação do volante para o Napoli, portanto se o clube italiano igualar a proposta ucraniana fica com o volante que está a serviço da seleção brasileira. O jogador não se manifesta oficialmente, mas as informações de bastidores são de que Fernando prefere o Napoli, clube que vai disputar a próxima Liga dos Campeões.

Jorge Henrique será apresentado em 12 de Junho, vai dar namoro?

Depois de concretizar a contratação do meia atacante Jorge Henrique, o Inter prepara agora a apresentação oficial do jogador. Como está em um período de jogos fora de casa, a apresentação foi marcada para 12 de Junho, dia dos namorados. O atleta esteve junto com a delegação no empate contra a Portuguesa e se disse positivamente impressionado com a recepção do grupo de jogadores.


A expectativa, tanto da direção, quanto da torcida colorada é de que reforços sejam contratados com a abertura da janela de transferências internacional. Júlio Baptista teria pedido salário muito acima do que a direção de futebol pretendia pagar e ficou um pouco mais longe do Beira Rio. O meia atacante seria o principal nome para substituir Leandro Damião que deve ser vendido. O centroavante colorado corre risco de ficar fora da Copa das Confederações, pois no treino de hoje sentiu uma lesão muscular. O atacante Jô do atlético-MG foi convocado, mas nem Damião e nem Fred que tem uma fratura em uma costela foram cortados, amanhã com o exame de imagem haverá uma definição, fato é que Jô deve jogar no domingo contra a França.

Em noite de retornos Grêmio vence Vitória com atuação mediana

Não foi a vitória tranquila que uma partida contra o Vitória em Porto Alegre sugere. O time comandado por Caio Junior, se não levou perigo ao gol de Dida, mas também se fechou de maneira que Wilson até fez boas defesas, mas mais por estar bem colocado do que por alguma dificuldade imposta pelo ataque gremista. Ao final do primeiro tempo a impressão era de que o gol sairia a qualquer momento tal a pressão imposta pelo tricolor. Porém veio o segundo tempo e o panorama seguiu o mesmo. O momento era para uma intervenção tática e Luxemburgo, com o Vitória retrancado, retirou o volante Adriano e colocou o atacante Welliton. Mas foi em outra modificação que resultou na vitória. Guilherme Biteco recebeu oportunidade e foi bem, mas deixou o gramado no segundo tempo para a entrada de Elano. O meia cavou a falta em frente a área e bateu com perfeição dando a vitória. Depois da partida Elano desabafou dizendo que não entende o por que de estar sendo poupado por Luxemburgo, voltando a dizer que está 100% fisicamente.

Ontem Elano entrou e resolveu para o Grêmio
GRÊMIO 1 X 0 VITÓRIA

Local: Arena do Grêmio

Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)

Assistentes: Vanderson Antonio Zanotti (ES) e Leonardo Mendonça (ES)

Cartões amarelos: Kleber, Adriano, Welliton (GRE) Gabriel Paulista, Victor Ramos (VIT)

Público pagante/total: 15.655/17.666

Renda: R$ 434.699,00

GOL: Elano - 24'/2°T (1-0)

GRÊMIO: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano (Welliton - 22'/2°T), Souza, Zé Roberto e Guilherme Biteco (Elano - 12'/2°T); Kleber (Ramiro - 26'/2°T) e Barcos. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

VITÓRIA: Wilson; Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Danilo Tarracha; Michel, Neto Coruja, Cáceres (Marquinhos - 26'/2°T) e Escudero; Vander (Willie - 34'/2°T) e Dinei (Giancarlo - intervalo). Técnico: Caio Júnior



Inter tropeça novamente e empata com a Portuguesa em São Paulo

A projeção de 12 pontos na primeira parte do Campeonato Brasileiro, antes da parada para a Copa das Confederações, não será alcançada. Ontem a noite jogando no Estádio do Canindé, o colorado até saiu na frente, com um gol de Rafael Moura, mas permitiu o empate da Lusa no segundo tempo e mesmo com um homem a mais em campo depois da expulsão de Ferdinando, não conseguiu a vantagem no placar. Com o resultado o Inter ficou nos 5 pontos e vai a Belo Horizonte no sábado em busca de uma vitória para aproximar-se dos líderes do campeonato.

Rafael Moura desencantou no Canindé, mas o resultado não veio

PORTUGUESA: Gledson, Luís Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Corrêa, Matheus e Souza (Henrique); Diogo (Michel) e Cañete (Bruninho). TÉCNICO: Edson Pimenta

INTERNACIONAL: Muriel, Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton (Gilberto), Willians, D´Alessandro, Fred e Otávio (Dátolo); Rafael Moura (Mike). TÉCNICO: Dunga

GOLS: Rafael Moura, 24min/1T; Cañete, 09min/2T;

CARTÃO AMARELO: D´Alessandro, Juan, Fabrício e Gabriel (I); Luís Ricardo (P)
CARTÃO VERMELHO: Ferdinando (P)

RENDA: R$ 61.230,00
PÚBLICO: 2.235 pagantes

Sábado as 16h20min o Inter volta a campo para enfrentar o Cruzeiro na Arena do Jacaré em Sete Lagoas. Os jogadores treinam agora pela manhã no CT do Palmeiras, amanhã o time deve repetir o treino no mesmo local e no final da tarde viaja para Belo Horizonte.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Grêmio empurrado pela volta da área da Geral, tenta frear o Vitória

O tricolor ainda precisa de afirmação. Depois da eliminação na Taça Libertadores, que trouxe contestação ao trabalho de Vanderlei Luxemburgo, quase culminando com sua saída do comando técnico, e provocou o início de uma remodelação no grupo. André Santos, lateral que não empolgou, foi retirado da equipe titular mesmo com contrato até o meio do ano. Cris de fracas atuações na temporada perdeu a vaga para Bressan. Agora parece que outro titular pode começar a perder espaço, Elano, que tem a sua forma física questionada desde que chegou ao clube deve ficar no banco para o ingresso de Guilherme Biteco. Outra troca é a entrada de Kleber na vaga de Vargas, que vai servir a seleção chilena. Nas demais posições o time deve ser o mesmo que empatou com o Santos no sábado. O grande desafio da equipe é não repetir o padrão de comportamento desta temporada: construir vantagem no marcador e tentar administrar o jogo trazendo o adversário para o campo de defesa, e consequentemente perder a vantagem.

Depois de período de interdição, área da geral volta a receber torcedores hoje
Mesmo com um jogo a menos, pois a partida contra o Atlético-MG, pela segunda rodada foi adiado pela participação do Galo na Libertadores o Grêmio tem uma classificação intermediária na tabela e se vencer hoje, pode se aproximar dos líderes. A provável escalação é: Dida, Pará, Bressan, Werley e Alex Telles; Adriano, Souza, Guilherme Biteco e Zé Roberto; Kleber e Barcos. O árbitro será o estreante Marcos Andre Gomes da Penha auxiliado por Vanderson Antonio Zanotti e Leonardo Mendonça, trio que vem do Espírito Santo. A partida na Arena começa as 21h.

O desafio colorado é vencer a Lusa com ataque reserva no Canindé

A primeira parte do Campeonato Brasileiro, que vai até a pausa para a Copa das Confederações, deveria ser mais fácil para o Inter. Pelo menos assim era o planejamento antes do começo da competição, visto que os primeiros adversários eram considerados, exceto o Cruzeiro, times que não irão brigar pelo título. Mas os resultados do time que foi campeão gaúcho de forma antecipada conquistando os dois turnos, não correspondeu as expectativas. O empate na estreia contra o Vitória mostrou que dificuldades viriam. a vitória frente ao Criciúma deu certo alento ao torcedor, que imaginou que o primeiro resultado fora apenas um acidente de percurso. Mas veio a derrota para o Bahia, resultado que deixou dúvidas sobre o planejamento colorado. A partida de hoje contra a Portuguesa dará um sinal ao torcedor, o que faz o Inter neste Campeonato Brasileiro?

Artilheiro colorado na temporada, Fórlan desfalca o ataque colorado no Canindé
Conforme o site do Inter, pelo Campeonato Brasileiro a vantagem é colorada. Em 27 jogos foram 14 vitórias coloradas, 10 vitórias da Portuguesa com 4 empates. Para a partida de hoje o Inter está praticamente definido com Muriel, Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton, Williams, Fred e D´Alessandro; Gilberto (Mike) e Rafael Moura. A arbitragem será de Wagner Reway auxiliado por Paulo Cesar Silva Faria e Fabio Rodrigo Rubinho, trio do Mato Grosso. A partida no Estádio do Canindé começa
as 19h30min.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Inter vence concorrência mineira e Jorge Henrique assina até o final de 2015

Todos os rumores que surgiram no final da tarde de ontem, foram confirmados agora a pouco pela direção colorada através do site oficial do clube. O carioca Jorge Henrique, meia atacante de 31 anos é o novo reforço colorado e chega para reforçar o grupo para a sequência do campeonato depois da Copa das Confederações.  O jogador começou a carreira no Náutico onde atuou até 2004, passou por Atlético-PR, Santo André, Ceará e Santa Cruz-PE até chegar em 2007 ao Botafogo, onde atuou com destaque por duas temporadas. Em 2009 foi contratado pelo Corinthians onde conquistou os maiores títulos da carreira como a Libertadores e o Mundial Interclubes de 2012, além do Campeonato Brasileiro de 2011 e da copa do Brasil de 2009 quando fez gol contra o Inter na final realizada no estádio Beira Rio.

Jogador foi titular na final do Mundial Interclubes contra o Chelsea

Ele estava afastado do elenco principal do Corinthians em função de problemas disciplinares. Como não há tempo hábil para realizar a transferência, apresentação e treinar com o grupo, o jogador só deve atuar pelo Inter, depois da Copa das Confederações. O site do clube confirmou a contratação pouco antes das 14h, logo depois do site corintiano confirmar a negociação em uma postagem agradecendo o período em que o jogador atuou pelo clube paulista.

Kleber Gladiador deve ser o substituto de Vargas amanhã contra o Vitória

O técnico Vanderlei Luxemburgo vem dando indícios de que o atacante Kleber finalmente parece estar recebendo uma sequência no time titular do Grêmio. Com a convocação do chileno Eduardo Vargas para partidas das eliminatórias, o Gladiador terá três partidas ao lado de Barcos, para readquirir o ritmo de jogo. A primeira partida será amanhã a noite as 21h na Arena contra o Vitória,a sequência tem Atlético Mineiro no domingo em Minas Gerais e o São Paulo na Arena na próxima semana.

Depois de um ano de muitas lesões Kleber ganha sequência
No restante da equipe o técnico Luxemburgo, não deve ter problemas. O substituto de Fernando na seleção e que pode ser vendido, deve permanecer Adriano, de atuação mediana em Santos. Mateus Biteco começa a buscar seu espaço e pode aparecer como alternativa juntamente com Ramiro, volante que veio do Juventude, estreou no segundo tempo na Vila Belmiro e recebeu elogios do comandante tricolor. Outra possível alteração, não confirmada por Luxemburgo, é a entrada de Guilherme Biteco, na vaga de Zé Roberto ou Elano, que pela sequência de jogos devem ser poupados. A provável escalação: Dida; Pará, Bressan, Werley e Alex Telles; Adriano, Souza, Elano e Zé Roberto; Kléber e Barcos.

Sem ataque titular, Dunga quebra a cabeça para definir equipe que vai a campo contra a Portuguesa

O Inter embarca hoje a tarde para São Paulo. Amanhã as 19h30min o colorado enfrenta a Portuguesa pela quarta rodada do Brasileirão. Na manhã de hoje Dunga comandou o último treino antes da partida e a única dúvida é quem será o parceiro de ataque de Rafael Moura. Mike que entrou bem na partida contra o Bahia disputa a posição com Gilberto, jogador que retornou de empréstimo do Sport no início do ano, mas que não deu o resultado esperado. O volante Williams retorna, mas Diego Forlán se apresentou a seleção uruguaia, o restante da equipe deve ser a mesma que jogou no Centenário no domingo. Muriel, Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton, Williams, Fred e D´Alessandro; Mike (Gilberto) e Rafael Moura.

Gilberto (de colete branco) disputa posição no ataque colorado
Depois do treino o técnico concedeu entrevista coletiva e causou surpresa ao revelar, depois de uma pergunta sobre a possível contratação de Jorge Henrique, que não fala com o diretor executivo Newton Drumond desde o final de semana e por isso não sabe como estão as contratações. Depois da partida contra a Portuguesa, o Inter permanece em São Paulo, treinando até sexta-feira no CT do Palmeiras, pois no final de semana o colorado joga em Belo Horizonte contra o Cruzeiro.

Fernando deve ser vendido ao Shakhtar Donetski da Ucrânia, Grêmio aguarda apenas aval do Napoli

O volante Fernando pode já ter feito sua despedida em campo com a camisa tricolor. Atualmente com a Seleção Brasileira em Goiás, o volante está sendo negociado com o Shakhtar Donestk da Ucrânia. O Tricolor tem 40% dos direitos econômicos do jogador e ainda dependem de um aval do Napoli para que o negócio possa ser fechado. A venda do jogador era tida como inevitável para que colocasse as finanças gremistas em dia. Quem está intermediando a negociação é o empresário Jorge Machado. A venda ainda não está concretizada. Para levar Fernando, o Shakhtar precisa que o Napoli, que tem a preferência para contar com o volante, não cubra a proposta feita. Uma definição pode acontecer ainda hoje. O clube ucraniano conta com um legião de brasileiros, como Alex Teixeira, Douglas Costa, Taison, Luiz Adriano,  Fernandinho, Alan Patrick, Ilsinho e os menos conhecidos Maicon Oliveira e Ismaily.

Fernando foi confirmado com a camisa 5 brasileira na Copa das Confederações


Na última semana, o empresário Jorge Machado foi ao Olímpico e se reuniu com o presidente Fábio Koff. Antes, ficou cerca de 20 minutos conversando com o diretor executivo Rui Costa. As duas partes, porém, negaram que uma proposta oficial estivesse sendo encaminhada. A conversa, no entanto, já encaminhava uma possível venda. Com déficit de R$ 28 milhões no primeiro trimestre, muito por conta do investimento feito para a Libertadores, o Grêmio necessitava de uma venda para readequar as contas. Com apenas 40% do percentual de Fernando, os dirigentes gremistas, em conversas informais, calculavam receber cerca de € 12 milhões (R$ 33 milhões). Sendo assim, os cofres gremistas receberiam cerca de R$ 13 milhões, mas dentro da negociação se fala em um aumento do Grêmio neste percentual podendo chegar a 55%.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Direção nega mas Julio Baptista deve ser o primeiro reforço da janela de transferência

O primeiro reforço colorado a desembarcar no Aeroporto Internacional Salgado Filho, após a abertura da janela de transferência internacional, deve ser o meia atacante Julio Baptista. O jogador que atualmente defende o Málaga da Espanha, não deve ficar para a próxima temporada. O clube espanhol passa por problemas financeiros depois da saída do xeique catariano que trouxe grandes reforços como Diego Lugano, Roque SantaCruz e Javier Saviola. Julio esteve um bom tempo parado por uma lesão grave e voltou no último jogo da Uefa Champions League. Restam ainda duas rodadas do Campeonato Espanhol e a imprensa da cidade aposta na saída do jogador, já que ele não aceitaria uma redução salarial. Hoje pela manhã um dos representantes do jogador, esteve reunido com o presidente Giovanni Luigi e clube e atleta já tem um acerto preliminar.


A direção do clube nega, inclusive a reunião de hoje, mas o jogador que atuou na seleção brasileira sob o comando de Dunga deve desembarcar no Beira Rio ainda em junho, já que a CBF deve antecipar a janela de transferências. Outros nomes foram sondados pela direção, como o atacante Robinho, outro que foi jogador de Dunga na seleção. Mas Robinho fez uma pedida muito alta e está priorizando o Santos em um provável retorno ao Brasil. O outro atacante que poderia vir para Porto Alegre é Luis Fabiano, antigo sonho colorado. O jogador está na lista dos negociáveis do São Paulo e virá caso Leandro Damião seja negociado na janela do meio do ano. O meia argentino Jesus Dátolo pode entrar na transferência, já que não está nos planos de Dunga e os paulistas teríam interesse em sua contratação.

Luxemburgo permanece e começa a preparação para o Brasileirão

Na manhã desta terça-feira o técnico Vanderlei Luxemburgo iniciou a preparação para a disputado Campeonato Brasileiro. Depois de toda a polêmica, depois da eliminação da Libertadores, se permaneceria no comando técnico tricolor, Luxemburgo teve a sua permanência confirmada depois de uma reunião envolvendo a cúpula gremista. A informação de pessoas mais próximas ao presidente Fábio Koff é que o vice de futebol Rui Costa terá mais liberdade no vestiário gremista, para interagir com as dificuldades de relacionamento. Luxemburgo deve focar-se mais como treinador da equipe.
Na manhã de hoje o técnico concedeu entrevista pela primeira vez após a eliminação. A coletiva foi tranquila e ele respondeu sobre a campanha na Libertadores e o futuro do Grêmio. Disse que a derrota faz parte e que pretende conduzir o clube novamente a Libertadores, mas desta vez, ao contrário de 2012 quando o objetivo era a vaga, o time terá condições de brigar pelo título.


A ausência no treino foi o lateral André Santos com indisposição estomacal, mas a princípio ele não preocupa para a estreia sábado contra o Náutico. Juntamente com Vargas o lateral pode ter sua situação revista pela direção do clube. Também foi confirmada hoje a saída do auxiliar Émerson Rosa, ele pediu demissão e vai se dedicar ao projeto social que mantém em Pelotas. Roger Machado passa a ser agora auxiliar direto de Luxemburgo. A visita ilustre da tarde foi o meia Anderson do Manchester United, autor do gol gremista na Batalha dos Aflitos, sempre que vem a Porto Alegre ele vai ao Olímpico visitar amigos.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

OPINIÃO: A pressão pela saída de Luxemburgo é proporcional ao valor da multa rescisória do treinador

Quando o uruguaio Roberto Silveira soprou pela última vez seu apito ontem anoite no estádio El Campín em Bogotá, a 5 mil quilômetros dali na noite fria de Porto Alegre, o presidente Fábio Koff lamentou ter assumido a presidência do clube. Na campanha de 2012, concorrendo contra Paulo Odone, mentor da Arena, até então um sonho de estádio para os gremistas, Koff usou a sua principal arma para vencer o pleito, as duas conquistas de Libertadores que o Grêmio teve nas suas passagens anteriores na presidência. Pois Fábio Koff venceu as eleições e assumiu o Grêmio com um técnico que havia conseguido, com um time limitado, conduzir o time a Libertadores, em certos momentos até com chances de conquistar o Campeonato Brasileiro.
O novo mandatário gremista assumiu refém desta situação e teve de renovar o contrato do experto treinador, que acertou um contrato de dois anos. Para cumprir sua principal promessa de campanha, a direção abriu o cofre e trouxe reforços a peso de ouro, Barcos, Vargas, André Santos entre outros chegaram e deram esperanças ao torcedor. Se Luxemburgo conseguira chegar a Libertadores com um time medíocre, com os reforços, poderia chegar próximo do título. não foi o que aconteceu.
Os erros começaram na última partida do Brasileiro de 2012, quando em um Estádio Olímpico lotado, enfrentando um Inter, que trocou de treinador com medo de boicote dos jogadores, o técnico entrou em campo com três volantes, com medo e acabou empatando, deixando escapar o segundo lugar no campeonato e a vaga direta a fase de grupos.
O ano de 2013 começou com uma preparação para encarar a altitude de Quito e perder por 1x0 para a LDU. No jogo de volta no primeiro grande jogo do novo estádio gremista, o time tentava e  não conseguia abrir o marcador, até que Elano em chute de longe acertou o ângulo e igualou o confronto. Na comemoração um presságio da campanha na Libertadores, a avalanche quebrou a mureta da Arena e o jogo foi paralisado para atendimento de feridos, reduzindo o efeito psicológico. No retorno o Grêmio não conseguiu ampliar e a decisão foi para os penais. Com uma defesa de Marcelo Grohe, sacado após a chegada de Dida, o Grêmio venceu e avançou a fase de grupos.
Na fase de grupos a campanha foi novamente medíocre, com muitos altos e baixos o treinador privilegiou a Libertadores em relação ao Gauchão, com respaldo da direção. Em um grupo somente com um adversário com a mesma tradição, a classificação foi obtida somente na última rodada, com ares de jornada épica contra o Huachipato, desconhecido time chileno.
Vanderlei Luxemburgo nunca foi um técnico com perfil de torneios com fórmula mata-mata. Ontem novamente isso se comprovou quando o time não soube administrar a vantagem mínima obtida no jogo de ida. Contra um time que vem sofrendo críticas no sistema defensivo, o Grêmio simplesmente atacou somente depois de sofrer o gol. Em menos de dez minutos Vargas teve uma ótima chance de marcar, mas era tarde. a cupa pela eliminação começa pelo jogadores, muitos não tiveram o chamado comprometimento, passa pela comissão técnica que não tem o perfil para esta competição, e pela direção que não se impôs quando deveria ter feito. Vanderlei Luxemburgo foi imposto, não era a preferência de Koff, mas agora o Grêmio tem pela frente uma competição que é a especialidade de Luxemburgo. A pressão pela saída de Luxemburgo é proporcional ao valor da multa rescisória do treinador.

Medina prometeu e Independente Santa Fé elimina Grêmio da Libertadores

O aviso foi dado no último final de semana. Depois de derrotar o Boyacá Chicó pelo Campeonato Colombiano, o atacante Wilder Medina avisou: "Vamos comer o Grêmio!" e assim foi. O time colombiano desde o começo da partida teve a calma de quem sabia que em algum momento a bola entraria. O Grêmio fez uma preparação diferenciada para o confronto de ontem, mas esqueceu de jogar futebol. Desde o começo os jogadores pareciam mais preocupados em fazer o tempo passar do que de resolver a partida e decidir a classificação. No primeiro tempo a única chance de gol foi um levantamento para a área tricolor, Borja desviou, a bola beijou a trave e saiu. No segundo tempo, o panorama permaneceu o mesmo, o Grêmio tentando fazer o tempo passar e o Santa Fé com calma buscando armar a jogada para o gol que lhe daria a classificação, depois da derrota por 2x1 em Porto Alegre. Aos 36min o atacante Wilder Medina, que acumula cinco suspensões depois de ser flagrado seis vezes por doping, resolveu cumprir sua promessa. recebeu a bola na frente da área e entrando a dribles se aproximou da marca do pênalti, quando bateu no canto direito baixo, não dando chances de defesa a Dida, o melhor jogador do Grêmio na partida.

Atacante Medina prometeu e cumpriu

Depois de sofrer gol o tricolor até tentou fazer o que deveria ter feito antes, jogar. Era tarde, nos acréscimos vargas teve a melhor chance de marcar, depois de jogada de Pará pela direita o goleiro xará do atacante gremista espalmou a bola nos pés do atacante que acabou arrematando por cima da goleira e disperdiçando a última chance de uma classificação que o Grêmio só buscou realmente depois de tomar o gol.
Fim de jogo e do sonho do tri campeonato, Roger Machado, que devido a suspensão de Luxemburgo comandou a equipe a beira do campo ontem, até tentou explicar mas não tinha como justificar a postura extremamente defensiva.
O titular da casamata tricolor, depois de terminar 2012 aclamado pelo torcedor que pedia sua permanência, terá nesta sexta-feira um dia decisivo para sua permanência em Porto Alegre. A pressão é grande, proporcional ao tamanho da multa rescisória do contrato do treinador que vai até o final de 2014. O Grêmio tem agora pouco mais de uma semana para projetar o segundo semestre com Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e talvez a Sulamericana, o grupo caro montado para a Libertadores terá de ser revisto e o chileno Vargas deve ser o primeiro a deixar o clube, principalmente pelo alto salário que recebe e pelo desempenho que ainda não convenceu.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

OPINIÃO: Inter pode estar se enganando com Dunga

O panorama do final de 2012 pode estar enganando a torcida colorada. Lembremos que após a demissão de Dorival Júnior, Fernandão assumiu o time e não conseguiu construir um grupo, sendo demitido com o temor de que os jogadores sofressem uma goleada no último Grenal como represália ao técnico. A torcida revoltada pedia a saída de Giovanni Luigi, que precisou de uma manobra política, vencendo a eleição no âmbito do conselho, pois se fosse para eleição aberta, com participação dos torcedores, pesquisas indicavam o tamanho da rejeição de Luigi.
Após a eleição o presidente foi buscar em Dunga um escudo contra a rejeição dos torcedores, que viam no capitão do tetra, que salvou o clube do rebaixamento naquele fatídico jogo contra o Palmeiras, uma pessoa com perfil de entrar no vestiário e "domar as cobras" que habitam aquele local. Depois de um período de negociação Dunga aceitou as condições e pela primeira vez está trabalhando como técnico de clube.
O técnico começou uma série de mudanças no ambiente do clube. Isolou o vestiário e com a mão forte de quem tem o apoio incondicional da direção, tem afastado pessoas do convívio com os jogadores com a desculpa de que informações vazavam para a imprensa. Aliás a convivência com a imprensa é conflituosa, em determinados momentos lembra Celso Roth, este que aliás evoluiu e entendeu a importância desta relação.
Mas vamos aos resultados. Até aqui nada que qualquer treinador em início de carreira, conseguiria fazer. A conquista do Gauchão antecipada foi facilitada pelo tradicional adversário, o Grêmio que não colocou titulares em grande parte da competição. A equipe colorada começou o campeonato bem, goleando adversários e jogando com imposição, se imaginava que era trabalho de Dunga. Mas ao longo da competição, o ritmo foi caindo e no final do segundo turno o time teve dificuldades para vencer os últimos adversários.
Os confrontos da Copa do Brasil mostraram a mesma dificuldade para ultrapassar os adversários. Muito se fala em equilíbrio do futebol, mas entendo que um time com a grandeza do Sport Club Internacional, com a folha salarial e o grupo de atletas que possui, precisava estar jogando melhor. Não consigo identificar um adversário do nível dos clubes que estarão disputando o título do Brasileirão, que o Inter tenha enfrentado. O que isso importa? O Inter precisa ser testado contra algum dos chamados times grandes, para que se tenha a noção do real potencial deste time para o Brasileiro.
Esta noção só teremos depois da Copa das Confederações, pois os adversários colorados antes da parada serão times, excetuando o Cruzeiro que também não tem um grande time esse ano, que irão brigar para não cair. Portanto acho que somente em 13/7 quando o Inter pega o Fluminense as 18h30min no Estádio Centenário é que teremos a dimensão do que Dunga conseguiu montar para a disputa do Brasileiro. Se começar a jogar bem e vencer os adversários antes da Copa das Confederações poderemos ter a afirmação do time, mas se levar até julho, com resultados parcos, a direção e a torcida podem descobrir em agosto, que o Inter pode estar se enganado com Dunga.

Inter congela Santa Cruz e avança na Copa do Brasil

O jogo foi a cara do clima, frio, nebuloso e brigado com a forte chuva que caiu no noite caxiense. O primeiro tempo foi aberto com chances dos dois lados, aos 16min Diego Forlán chegou a marcar, mas o árbitro assinalou impedimento e anulou o gol colorado. O Santa Cruz levava perigo nas investidas de Flávio Caça-Rato. O Inter arriscava bastante de fora, pois tinha D´Alessandro bem marcado e com isso não conseguia articular boas jogadas ofensivas. ao final da primeira etapa o saldo acabou sendo negativo, pois o placar permaneceria zerado. O time teria um segundo tempo todo com um homem a menos após a expulsão do lateral Fabrício que aos 35min. levou o segunda cartão amarelo após dar um carrinho perigoso no único atacante que o Santa Cruz tinha em campo.


Quando todos previam dificuldades, os comandados de Dunga se superaram. O Santa Cruz praticamente não percebeu o inter com um a menos em campo e logo no início D´Alessandro abriu o marcador. Se antes do gol colorado o Santa Cruz chegou a assustar, depois o domínio foi colorado, que cedeu a posse de bola aos pernambucanos. No entanto o time de Marcelo Martelotte não conseguiu criar nada, enquanto o Inter aguardava a chance de matar o jogo no contra ataque. O Santa perdeu um jogador com a expulsão de Tiago Costa e aos 36min, Caio, que entrou e deu nova movimentação ao ataque, recebeu na entrada da área e acertou um bonito chute decretando a classificação. Agora o grupo terá um longo período sem jogar, já que o próximo compromisso será a estreia no Campeonato Brasileiro contra o Vitória no dia 25 de Maio.


Ficha técnica:

Internacional (2): Muriel; Gabriel, Juan, Moledo e Fabrício; Airton (Josimar, aos 23min do 2º tempo), Willians, Fred e D'Alessandro; Diego Forlán (Kleber, 33min do 2º tempo), Rafael Moura (Caio, aos 25min do 2º tempo). Técnico: Dunga.

Santa Cruz-PE (0): Tiago Cardoso; Nininho, Renan Fonseca, William Alves e Tiago Costa; Anderson Pedra, Sandro Manoel, Luciano Sorriso (André Dias), Renatinho (Danilo Alves) e Raul; Flávio Caça-Rato (Marquinhos). Técnico: Marcelo Martelotte.

Gols: D'Alessandro (I), aos 12min do segundo tempo, e Caio (I), aos 35min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Fabrício, Juan (I); William Alves, Tiago Costa, Nininho (SC). Expulsão: Fabrício (I) e Tiago Costa (SC).

Público: 3.885 (2.957 pagantes). Renda: R$ 52.280.

Arbitragem: Antonio Denival de Morais, auxiliado por Bruno Boschilia e Diego Grubba (trio paranaense).

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Inter x Santa Cruz - Jogo de volta da segunda fase

Chuva, frio e temperatura baixa, basicamente este será o clima no Estádio Centenário em Caxias do Sul por volta das 22h. quando o árbitro paranaense Antônio Denival de Morais autorizar o início da partida. O clima teoricamente seria favorável ao colorado, que está mais acostumado a atuar nestas condições, mas o time gaúcho precisa construir e o time pernambucano vem disposto a destruir e tentar em algum contra-ataque isolado chegar a um gol que complicaria e muito a vida do Inter. A situação dos clubes é parecida, ambos foram tri-campeões estaduais. Dunga tem como problema a peça ofensiva, Leandro Damião, convocado para a Copa das Confederações, está lesionado, seu substituto será Rafael Moura, que finalmente terá uma sequência de jogos no ataque colorado. Nos últimos dias o técnico tem exigido muitos dos atacantes nos treinamentos e hoje é a melhor chance para Moura que jogará ao lado de Diego Forlán, jogador que também deve estar no evento teste para 2014 e com isso desfalcar o Inter contra Criciúma e Bahia em casa e Portuguesa e Cruzeiro fora de casa. O reforço será o capitão D´Alessandro que cumpriu suspensão na partida de ida retorna ao  time. Para logo mais o time deve ir a campo com Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton, Williams, Fred e D´Alessandro; Forlán e Rafael Moura.

Jogo serve como teste para presença de público, principalmente pelo clima
O adversário vem da conquista do estadual no último domingo. O técnico Marcelo Martelotte tem dois desfalques, Everton Sena e Dênis Marques saíram lesionados na final do estadual e não viajaram para Caxias. O time fez reconhecimento do Centenário ontem e está praticamente confirmado com alteração de esquema, o substituto do acatante Dênis Marques será o volante Sandro Manuel, dentro de campo o time deve ter uma postura bem defensiva. Provável escalação: Tiago Cardoso; Nininho, Renan Fonseca, William Alves e Tiago Costa; Anderson Pedra, Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Renatinho e Raul; Flávio Caça-Rato. Na história do Santa Cruz vai ficar que nesta data o clube veio ao sul do país e em uma cidade muito fria, com condições completamente contrárias enfrentou um poderoso adversário, o resultado saberemos a noite.

Robinho briga com treinador do Milan no treino, jogador quer voltar ao Brasil e destino pode ser o Inter

A situação do Milan não é confortável, tem jogo decisivo contra o siena e precisa vencer para manter a chances de jogar a próxima UEFA Champions League. No treino de hoje uma cena chamou a atenção dos torcedores que acompanhavam a movimentação. Uma séria discussão entre Robinho e o técnico Massimiliano Allegri com direito a troca de insultos. O atacante brasileiro que sempre recebeu muito apoio por parte do comandante, principalmente na última temporada em que Robinho não teve boas atuações, após o final do treino postou nas redes sociais uma mensagem contemporizando o acontecimento.

Samba e feijão fazendo falta para mais um jogador brasileiro na Europa
O brasileiro foi expulso do treinamento e a crise com o treinador deve ser o ponto de partida para o retorno ao Brasil. O jogador passa por má fase e não vê na sua permanência no CT de Milanello a possibilidade de voltar a atuar bem e assim chamar a atenção de Luis Felipe Scolari. A possibilidade de jogar a Copa do Mundo no Brasil passa portanto por um retorno, muito possivelmente ao Santos. A situação financeira do clube paulista no entanto deve dificultar a transação e ai entra o Inter na negociação. A boa relação do técnico Dunga com Robinho seria um ponto favorável a vinda do atacante.

Saída do Palmeiras da Libertadores pode ajudar na vinda do zagueiro Henrique para o Grêmio

Henrique, esse é o nome de consenso para comandar a defesa do Grêmio em 2013. O nome foi tentado no início do ano, mas sem sucesso devido a participação alvi-verde na Libertadores e da identificação com a torcida palmeirense. Porém com o insucesso na competição continental, a situação do zagueiro, que tem alto salário para a disputa da Série b do Campeonato Brasileiro. Como peças para esta negociação, o Grêmio tem o jovem Leandro, que está fazendo boas atuações pela equipe paulista e o meia Marco Antônio, jogador que sempre foi de interesse da equipe paulista.

Henrique esteve na Europa jogando por Barcelona e Bayer Leverkusen
Com a derrota para o Tijuana por 2x1 ontem a vinda do zagueiro paranaense de 26 anos, que começou no Coritiba, destaque em uma campanha de acesso a Série A do Brasileiro em 2007, quando o Coxa foi o campeão, jogando ao lado de Keirrisson e Pedro Ken. O zagueiro e o centroavante  foram negociados com o Palmeiras quando trabalharam em 2008 sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.


terça-feira, 14 de maio de 2013

Fernando e Leandro Damião na lista do Felipão

A dupla Grenal estará representada na Copa das Confederações. No final da manhã de hoje no Rio de Janeiro, Luis Felipe Scolari anunciou a relação dos 23 convocados para a competição que serve como teste para a Copa do Mundo de 2014. Muitas contestações, principalmente pela ausência de Ronaldinho Gaúcho, líder técnico do Atlético-MG, time que joga o futebol mais vistoso no atual momento do futebol brasileiro.



A lista de convocados tem os goleiros: Julio César, DiegoCavalieri e Jéferson; laterais: Daniel Alves, Marcelo, Filipe Luís e Jean; zagueiros: Thiago Silva, David Luis, Réver e Dante; volantes: Paulinho, Fernando, Luis Gustavo e Hernanes; meias: Oscar, Jádson, Lucas e Bernard; atacantes: Neymar, Fred, Hulk e Leandro Damião.


Entre os goleiros Felipão fez o óbvio, escolheu três experientes da sua confiança, a minha opinião é que poderia ser dada a oportunidade a alguém mais jovem, para conviver com a seleção em uma competição de alto nível, pensando na renovação na posição. esse nome seria de Rafael, goleiro do Santos. O perfil de Felipão não é afeito a essa renovação, lembrando que em 2002 ele levou Marcos, Dida e Rogério Ceni, todos experientes. Na lateral, a falta de opções fez com que a lista ficasse um tanto quanto óbvia e se revela na convocação de Jean, volante no Fluminense e lateral na seleção. Na esquerda, Filipe Luís é reserva por falta de alguém que consiga fazer sombra a Marcelo. O nome que pode aparecer é Maicon, jogador que devido a uma lesão, pouco atuou esse ano, mas para a lateral esquerda não há previsão de novos nomes. no meio campo é que está a grande questão. Entre os volantes, a não convocação de Ramires, possivelmente por ter chegado atrasado a uma apresentação e não ter mostrado comprometimento com a seleção, situação extremamente semelhante a de Ronaldinho Gaúcho, que assim como Romário em 2002, entendeu que com suas brilhantes atuações no clube seria convocado. Kaká já se esperava ausente, e se este tem alguma pretensão de jogar a Copa no Brasil, que retorne para algum clube brasileiro em que ele possa readquirir sequência e principalmente ritmo de jogo. Alguns nomes até foram lembrados mas nenhum com veemência, o que mostra que a seleção de Felipão, que não difere muito da de Mano Menezes, terá de provar que pode dar alguma esperança a torcida, pensando já em 2014, por que na Copa das Confederações vai ser duro.

Temperatura baixa deve ser aliada Colorada no jogo contra o Santa Cruz em Caxias

As baixas temperaturas são uma constante a partir desta época aqui no Rio Grande do Sul e de forma mais intensa na Serra Gaúcha, que passa a ser o principal destino turístico do sul do país. Pois é na maior cidade da serra que o Inter estará mandando seus jogos na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro e este clima passa a ser um aliado do colorado. Os jogadores do Santa Cruz estão subindo hoje para Caxias e não terão muito tempo para aclimatação, já que costumam a atuar com temperaturas próximas a trinta graus e a previsão é de que durante a partida a temperatura média seja de dez graus. Dentro de campo o Inter está definido pelo técnico Dunga e deve ir a campo com Muriel, Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton, Williams, Fred e D´Alessandro; Diego Forlán e Rafael Moura. O árbitro da partida será o paranaense Antônio Demival de Morais auxiliado por Bruno Boschilia e Diego Grubba.

Dunga definiu equipe com Rafael Moura no lugar de Leandro Damião
O lateral esquerdo Fabrício, que sentia dores na região abdominal e seria submetido a uma cirurgia no período da Copa das Confederações pode adiar o procedimento para o final do ano. O jogador relatou diminuição nas dores e ainda passará por nova avaliação do departamento médico. A tarde no CT parque Gigante o clube apresenta oficialmente o lateral direito Ednei, jogador contratado até maio de 2014.

Boas atuações no Gauchão renderam contratação do Inter a Ednei
Hoje o técnico Dunga trabalhou fortemente a parte ofensiva, com treino de arremates e muita conversa com os atacantes que participaram do trabalho. A equipe treina na tarde de hoje e depois viaja a Caxias para a partida de amanhã as 22h no Estádio Centenário.

Conmebol recusa pedido de diminuição de pena de Luxemburgo e Roger Machado comanda o Grêmio na quinta

A Conmebol informou o Grêmio de que a punição imposta a Vanderlei Luxemburgo, em função da confusão generalizada ao final da partida contra o Huachipato, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores, não será revista. A entidade que comanda o futebol sulamericano condenou o técnico gremista  seis jogos de suspensão, pena que foi considerada abusiva pelo tricolor que enviou um recurso ao Paraguai onde fica sede da Conmebol.

Luxemburgo comandará das tribunas (FOTO: Lucas Uebel/Grêmio)
Porém fica tudo como antes e Roger Machado, assim como na partida de ida estará no banco de reservas orientando o grupo de jogadores. O auxiliar já foi chamado em outras oportunidades e tem bom retrospecto comandando o grupo principal do tricolor.



Na tarde de ontem a comissão técnico comandou um treino fechado a imprensa no clube de Los lagartos em Bogotá. a curiosidade é que como foi feriado na cidade, o clube recebeu bom número de associados e estes puderam ver e registrar o treinamento. Foram executadas jogadas de bola parada e treinadas cobranças de pênaltis, hoje acontece a última movimentação mais forte. A declaração do atacante do Independente Santa Fé Wilder Medina, após a vitória sobre o Boyacá Chicó quando marcou dois gols, de que o time iria comer o grêmio repercutiram na direção gremista. o vice de futebol Rui Costa rebateu dizendo apenas de que quem dá uma declaração assim tem que estar pronto para suas consequências, deixando claro o desconforto causado pela declaração. Jornais foram levados a concentração e provavelmente serão utilizados como forma de motivar a equipe para o jogo de quinta-feira. Hoje o Grêmio treina novamente com portões fechados as 18h, horário colombiano, 20h pelo horário de Brasília.