sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Guilherme e Rafael Thyere emprestados para a Chapecoense

O Grêmio emprestou dois jogadores para a Chapecoense. O atacante Guilherme e o zagueiro Rafael Thyere atuarão no clube do oeste catarinense na temporada 2018 no Campeonato Catarinense, Copa Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. O empréstimo de ambos foi uma surpresa já que depois da temporada 2017 de ambos se esperava que fossem aproveitados no grupo principal que terá muitas competições em 2018 e precisará ser reforçado.




Rafael Thyere chegou a ser o reserva imediato da zaga titular gremista e com uma lesão perdeu a vaga de primeiro suplente para Bressan, que de contestado se afirmou com as chances e acabou acima de Thyere na hierarquia da defesa tricolor. Já Guilherme esteve emprestado ao Botafogo, onde foi o décimo segundo jogador do técnico Jair Ventura, entrando com boas atuações, principalmente na Libertadores onde o alvi-negro carioca foi adversário gremista.

Vitório Píffero se defende de críticas

O ex-presidente colorado Vitório Píffero concedeu na tarde desta quinta-feira, 04, entrevista no programa Sala de Redação da Rádio Gaúcha e se manifestou pela primeira vez sobre as diversas críticas e acusações sobre se mandato a frente do clube em 2015 e 2016. Durante uma hora e de posse de diversos documentos, Píffero defendeu que é injustiçado como gestor pelo rebaixamento do clube. O ex-presidente relatou que todas as suas ações foram semelhantes as administrações que estiveram a frente do clube nos últimos 15 anos e que mesmo as informações de que cerca de 9 milhões em gastos que estavam supostamente mal comprovados tem sua justificação.


O ex-presidente no entanto não conseguiu justificar o porquê se manifestou somente mais de um ano após as acusações e nem justificar o porquê as empresas contratadas para executar estas reformas no recém inaugurado estádio Beira Rio estavam registradas em locais onde não há sequer vestígios de escritórios como uma cobertura em Torres no litoral ou em um bairro popular em Viamão. Ele disse também não ter sido convocado a prestar contas no Conselho Deliberativo do clube, onde por ser ex-presidente, tem cargo vitalício. O fato é que a polêmica seguirá por algum tempo pois as contas da gestão seguem sob investigação do Ministério Público.

Grupo de transição do Grêmio se reapresenta para o Gauchão

O grupo de transição gremista se reapresentou para iniciar os trabalhos pensando na estreia do Gauchão. Como o grupo principal entrou em férias mais tarde, devido ao Mundial de Clubes, e retorna somente no dia 18, será o grupo de transição que representará o tricolor nas primeiras partidas da competição. Além dos jovens, se reapresentaram o meia Douglas para seguir tratando da lesão no joelho e os recém contratados Thaciano e Alisson.



A estreia no Gauchão acontece um dia depois da reapresentação do grupo principal, no dia 19 jogando contra o São Luiz no estádio 19 de Outubro em Ijuí. O técnico Cesar Bueno contará com talentos como Jean Pyerre, Patrick e Pepê. Jogadores como Lima e Tontini que voltam de empréstimo, além de outros reforços da base e o recém chegado Paulo Miranda.

Inter estreia com vitória na Copa São Paulo

Na tarde da quinta-feira, 04, o Inter estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O adversário foi a equipe do Boavista e o colorado venceu por 2x0. Os gols foram marcados por Netto e Brenner. No primeiro tempo as duas equipes tiveram chances mas não conseguiram marcar. Na etapa final o Inter dominou os cariocas e marcou os dois gols em menos de cinco minutos. Netto em um bonito gol de fora da área e Brenner fechou o placar.



O Inter com o resultado lidera o Grupo 6, já que as outras duas equipes do grupo o Osvaldo Cruz, clube da cidade que sedia o grupo e o Capital empataram na estreia em 0x0. O Inter volta a campo no próximo domingo quando enfrenta as 11h da manhã o Capital.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

#Opinião Odair Hellmann enfrentará desconfiança de todos os lados

Na final de 2017 o Inter surpreendeu a muitos quando efetivou Odair Hellmann como treinador do clube para a temporada 2018. A surpresa não foi pela capacidade do então auxiliar técnico mas sim pelo momento em que a direção do clube resolveu apostar nele. Após o acesso com Guto Ferreira até as rodadas finais, com a equipe mostrando muito poco do que um clube do tamanho do Inter deveria mostrar jogando contra menores na Série B, se esperava a contratação de um nome forte. O preferido era Abel Braga, pela identificação com o clube, mas veio a surpresa.

Talvez pelos parcos recursos, talvez porque a direção sabe da qualidade de Odair e entende que o Gauchão é um bom teste para sua real capacidade. Ou até mesmo para economizar alguns meses de salário de um técnico mais renomado o que seria uma tática pequena e lamentável da direção colorada. mas o fato é que Odair pela primeira vez poderá implantar as suas ideias de futebol no clube e se espera a modernização e o padrão tático que há muito não são vistos no Beira Rio.


O problema passa pela pelo grupo de jogadores que não tem a qualidade de outros tempos. Passa também pela confiança do grupo que desde que caiu não conseguiu mais se impor em campo contra times menores como o Inter precisa fazer, muitas vezes mesmo jogando fora de casa. O Gauchão será uma difícil prova para o jovem treinador. Nas três primeiras rodadas geralmente a dupla Grenal está muito abaixo física e tecnicamente na comparação com as equipes do interior que começam a preparação praticamente quando a dupla entra em férias em Dezembro. Se os resultados não vierem no início, a desconfiança da torcida crescerá, a direção já provou que não tem pulso para controlar situações nervosas. A mídia cobrará para que a equipe se acerte e não entre no Brasileiro com chances de repetir o fiasco de 2016, a pressão será grande pois Odair Hellmann enfrentará desconfiança de todos os lados.

#Opinião Odorico Roman promete Grêmio mais forte em 2018 e há porquê acreditar

Na noite desta quarta-feira, 03 o vice de futebol do Grêmio Odorico Roman concedeu uma entrevista ao programa Show dos Esportes da Rádio Gaúcha. Entre perguntas dos jornalistas que buscavam extrair algumas pistas dos possíveis nomes de reforços na pauta da direção gremista, uma declaração do dirigente chamou a atenção: "O Grêmio de 2018 será ainda mais forte que em 2017."

Entendo que há motivos para creditar na declaração de Roman, mesmo que logo depois ele diga que somente serão contratados jogadores que não necessitem de investimento financeiro nas contratações, o que faz com que a torcida diminua suas esperanças em contar com jogadores com contratos longos com suas equipes. Gustavo Scarpa que não se reapresentou no Fluminense e está com salários e direitos trabalhistas atrasados pode receber proposta se obtiver liberação do tricolor carioca mas essa suposição é minha e não foi tratada na entrevista.



O que me leva a acreditar na afirmativa é o crédito acumulado nas últimas duas temporadas quando mesmo com diversos problemas como lesões e mesmo contratações que não deram certo, o grupo sempre estava com alternativas suficientes para dar ao técnico Renato Portaluppi jogadores em quantidade e qualidade para atender as necessidades e conquistar dois títulos relevantes. Nas duas conquistas os grupo esteve com a corda esticada, perto do limite, mas acredito que isso foi um aprendizado para que para esta temporada Odorico dê ao técnico que terá se sonho de virar estátua na Arena concretizado, um grupo mais numeroso e mesmo assim qualificado para que não seja necessário abrir mão de competições importantes como aconteceu em 2017, mas Odorico romam promete Grêmio mais forte em 2018 e há porque acreditar.

Paulão será reintegrado para disputar o Gauchão pelo Inter

O zagueiro Paulão está de volta ao Beira-Rio. O jogador teve sua reintegração confirmada pelo vice presidente de futebol do Inter Roberto Mello e já treinou com seus companheiros nesta quarta-feira. No ano passado o zagueiro participou da campanha que levou o Vasco da Gama à classificação para a Copa Libertadores de 2018 no Campeonato Brasileiro. O clube carioca pretendia contar com o zagueiro porém queria que o clube gaúcho seguisse pagando a maior parte dos salários do jogador.



Paulão foi emprestado depois de participar em 2016 da campanha que culminou com o rebaixamento do Inter. A torcida colorada considera o zagueiro um dos principais responsáveis pela queda e passou a vaiá-lo sistematicamente, o que inviabilizou sua permanência no clube em 2017. A direção de futebol e o jogador acreditam qe podem reverter o quadro na atual temporada.

Grêmio estreia com vitória na Copa São Paulo

O Grêmio fez uma boa estreia na edição 2018 da Copa São Paulo de Futebol Junior, tradicional competição de futebol de base que abre o calendário brasileiro. Jogando na sede do Grupo 30 no estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira em Mogi da Cruzes o tricolor venceu o Bragantino por 3x0.  Aos 30 minutos o Grêmio abriu o placar ainda na primeira etapa com um gol de cabeça marcado por Da Silva. Na segunda etapa após lançamento do volante Victor Bobsin, Tete invadiu a área a dribles e acabou derrubado pelo goleiro paulista. O próprio Tete bateu no meio do gol e ampliou. Ao final do jogo Darlan fechou o marcador.

Tete vem sendo o destaque desde a fase de preparação (Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio)

Com a vitória o Grêmio assumiu a primeira posição e volta a campo na sexta-feira quando enfrenta o Trindade de Goiás, que na estreia empatou com os donos da casa o União Mogi em 1x1. Na segunda contra os donos da casa o Grêmio encerra a participação nesta primeira fase. Todos os jogos são no mesmo estádio.

Inter inicia trabalhos com 9 jogadores novos

Os jogadores colorados já trabalham no CT Parque Gigante visando a estreia no Gauchão no dia 18 de Janeiro contra o Veranópolis no Beira Rio. A marca do início desta temporada são os recém contratados Roger, Dudu, Gabriel Dias, Patrick e Roger e os promovidos Marcinho, Ronald e Fernandinho. Todos estão participando dos primeiros trabalhos físicos acompanhados dos remanescentes da campanha que trouxe o Inter de volta à Série A do futebol Brasileiro.



Ao todo o grupo contará com 32 atletas com as presenças de Paulão que volta de empréstimo do Vasco da Gama e será reintegrado ao grupo e do atacante Wellington Silva, que já está em Porto Alegre e deve ter seu empréstimo junto ao Fluminense confirmado nos próximos dias.

Paulo Miranda deve desembarcar em Porto Alegre na sexta para assinar com o Grêmio

Um sonho antigo da direção de futebol do Grêmio deve se concretizar nesta semana. O zagueiro Paulo Miranda, que aqui no Brasil se destacou atuando pelo São Paulo deve desembarcar ainda esta semana em Porto Alegre para assinar contrato com o Grêmio. O jogador de 29 anos estava atuando no futebol austríaco onde defendia o Red Bull Salzburg, primeira equipe de futebol da marca de bebidas.



Paulo Miranda já havia recebido sondagens do tricolor nas últimas duas janelas de transferências e nas três temporadas em que atuou na Áustria atuou em quase 100 jogos marcando 4 gols. Aqui no Brasil antes do São Paulo onde atuou por quatro temporadas, ele defendeu ainda Bahia, Palmeiras e Oeste todas por empréstimo do Desportivo Brasil, clube de empresários paulistas onde ele foi formado.
Paulo Miranda passa a ser a opção mais experiente para a defesa tricolor que conta com os titulares Pedro Geromel e Kannemann e o reserva Bressan que recentemente renovou seu contrato. Os outros dois jogadores que atuaram na posição em 2017 não estarão disponíveis nesta temporada. Bruno Rodrigo foi liberado para procurar outro clube e Rafael Thyere emprestado para a Chapecoense para ganhar experiência.